terça-feira, 12 de abril de 2011

Rocambole de Bacalhau

250g de bacalhau dessalgado e desfiado
5 ovos
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 xícara de azeite
1 cebola grande ralada
400ml de leite
4 colheres (sopa) de farinha de trigo bem cheias
1 colher (sopa) de suco de limão
salsa picada, sal e pimenta do reino

Refogue a cebola no azeite até dourar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Depois de frio, junte as 5 gemas, a farinha, fermento, leite e bacalhau. Adicione o sal, pimenta e salsa.
Bata as 5 claras em neve e junte, lentamente, à massa de bacalhau. Despeje em tabuleiro untado e enfarinhado. Leve ao forno até assar. Retire do forno e desenforme sobre um pano de prato limpo. Enrole no formato de rocambole (só para dar forma).
Abra o rocambole e espalhe o recheio (creme de camarão ou de palmito) e enrole novamente. Deixe esfriar e passe maionese, enfeitando com azeitonas. Sirva frio.
21/01/07

Vanessa

Bacalhau à Lagareira

8 batatas bem lavadas com casca
2 lombos de bacalhau dessalgado
2 folhas de louro
5 cebolas
1 colher (sopa) de alho
500ml de azeite
1 molho pequeno de salsa
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de colorau

Escalde o bacalhau em água fervente por cerca de 5 minutos e reserve. Nesta mesma água as batatas também por cerca de 5 minutos. Em seguida, envolva as batatas em sal grosso e arrume-as num pirex para ir ao forno.
Em outro pirex, forre com uma camada espessa de cebolas cortadas misturadas ao alho batido, e sobre as cebolas e o alho, coloque os lombos de bacalhau. Depois, cubra o bacalhau com uma outra camada de cebola e alho. Corte as folhas de louro em quatro e ponha sobre o bacalhau, que também receberá uma pitada de pimenta e uma pitada de colorau. Regue o bacalhau com bastante azeite. Leve ao forno por cerca de 40 minutos as batatas no sal grosso e o bacalhau temperado, em pirexes separados. Regue o bacalhau de vez em quando com azeite, para não ficar ressecado e sirva quando estiver macio e dourado. Como reza o costume português, essas batatas são saboreadas "ao murro". (o próprio comensal dá um pequeno murro para amassá-la). Sirva o bacalhau e as batatas com um bom azeite na mesa.
07/03/07

Vanessa

Bacalhau à moda Belmonte

500g de bacalhau dessalgado e desfiada
1kg de batata frita em palito não muito finos
150g de azeitonas pretas fatiadas
500ml de leite
2 cebolas grandes em rodelas
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de maizena
3 ovos cozidos
1 colher (chá)de pimenta do reino
1 colher (chá) de açafrão
1 colher (chá) de colorau
1 colher (chá) de estragão
1/2 maço de salsinha picadinha
azeite
óleo

Numa panela grande, aqueça o óleo e o azeite, ponha a cebola e o alho e deixe que a cebola amoleça, acrescente os temperos e deixe refogar por pouco tempo. Nesse refogado, acrescente o bacalhau e deixe cozinhar acrescentando água quando necessário. Frite as batatas e reserve.
Quando o bacalhau estiver cozido deixe reduzir ligeiramente a água. Com o fogão desligado junte os ovos picados, as azeitonas fatiadas e o leite com maizena já dissolvida, mexa muito be, e leve ao fogo até que a maizena engrosse. ponhas as batatas num refratário e acrescente o molho, envolva lentamente as batatas com o molho e leve ao forno somente para dar uma pequena douradinha.
12/03/07

Vanessa

Bacalhau à baiana

500g de bacalhau dessalgado
1 xícara de azeite
6 dentes de alho inteiros
2 folhas de louro
6 tomates pelados
6 cebolas pequenas
3 colheres de azeite de dendê
1 xícara de leite de côco
1 xícara de creme de leite
pimenta, sal, coentro ou salsa

Deixe o bacalhau de véspera em água trocando-a para sair bem o sal. Doure o bacalhau no azeite, alho, louro e acrescente as cebolas e tomates, deixe ferver. Coloque azeite de dendê e o leite de côco, deixe levantar fervura. Por último, o creme de leite, pimenta, salsa ou coentro, e acerte o sal.
27/03/07

Vanessa

Bacalhau a Zé do Pipo

1.8kg de bacalhau
4 xícaras de leite
sal e pimenta
1/3 xícara de leite
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de salsa picado
2 xícaras de maionese
6 batatas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
azeitonas pretas para decorar

Demolhe o bacalhau.
Escorra o bacalhau, coloque numa panela, junte o leite, leve ao fogo alto e deixe ferver. Tire do fogo e deixe o bacalhau de molho no leite por 30 minutos.
Escorra e reserve o leite. Limpe bem o bacalhau, eliminando as espinhas (você deverá obter cerca de 1kg de bacalhau limpo), e coloque numa forma refratária de barro. Prove para verificar o sal e polvilhe com pimenta. Deixe de lado.
Aqueça o azeite em fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher, até a cebola ficar transparente. Regue com 1/3 xícara do leite de cozimento do bacalhau e continue a cozinhar até a cebola ficar bem macia, mas sem dourar. Tire do fogo, junte a salsa e misture.
Despeje a mistura sobre o bacalhau e cubra toda a superfície com a maionese. Deixe de lado.
Cozinhe as batatas com água até ficarem macias. Tire do fogo, escorra, descasque e passe no espremedor.
Tempere a batata com sal, junte a manteiga e bata com uma colher para misturar bem. Ponha um purê num saco de confeitar e decore a borda da fôrma.
Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta somente para gratinar. Decore com as azeitonas pretas e sirva.
04/04/07

Vanessa

Bacalhoada

500g de bacalhau limpo, em lascas, demolhado e aferventado
1kg de batatas picadas pré-cozidas na água do bacalhau
500g de cebolas em pétalas
500g de tomate em cubos
3 dentes de alho picados
azeitonas pretas grandes
1/2 maço de cheiro verde picado
azeite
4 ovos cozidos em pétalas

Coloque o bacalhau, as batatas, as cebolas, os tomates e o alho, misturados num refratário. Regue com azeite, espalhe as azeitonas, polvilhe o cheiro verde, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos. Retire o papel alumínio, coloque os ovos cozidos, regue com mais um pouco de azeite e volte ao forno por 5 minutos.
17/04/07

Vanessa

Bacalhau Espiritual

500g de bacalhau demolhado
1 litro de água
350g de cenoura em pedaços
350g de batatas em pedaços
2 colheres (sopa) de azeite
60g de manteiga
1 cebola grande picada
80g de pão demolhado em 200ml de leite quente
sal, noz moscada ralada, cheiro verde e coentro picado
queijo parmesão picado
200ml de creme de leite fresco batido com suco de 1/2 limão

Numa panela em fogo médio, coloque o bacalhau de molho em água e cozinhe por mais ou menos 20 minutos ou até que o bacalhau esteja cozido e macio. Escorra o bacalhau (reserve o caldo do cozimento) e desfie o bacalhau cozido, retirando toda pele e espinha. Reserve.
Numa panela, coloque o caldo do cozimento do bacalhau (reservado acima), junte as cenouras e as batatas, cozinhe. Transfira os legumes cozidos e o caldo do cozimento para o liqüidificador e bata. Reserve.
Numa panela com azeite e manteiga, coloque a cebola e leve ao fogo até dourar. Acrescente o purê de legumes. Adicione o pão demolhado em leite quente. Misture bem e retire do fogo. Junte o bacalhau cozido e desfiado e tempere com sal, noz moscada ralada, cheiro verde e coentro picados. Transfira a mistura para uma travessa, polvilhe queijo parmesão ralado. Cubra com creme de leite fresco batido com suco de limão, polvilhe mais queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
31/10/07

Vanessa

Bacalhau a Gomes

300g de bacalhau cozido
4 batatas em rodelas
4 cebolas em rodelas
1 folha de louro
colorau doce
vinagre
azeite
2 ovos cozidos
azeitonas a gosto

Corte o bacalhau em pedacinhos. Em uma panela, refogue as cebolas até ficarem macias. Acrescente as batatas cozidas e o bacalhau, o louro e o colorau doce, mexendo tudo muito bem. Deixe cozinhar por alguns minutos, então adicione algumas gotas de vinagre. Coloque em uma travessa e enfeite com rodelas de ovos cozidos e com as azeitonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário