segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comendo em casa.

Tenho ido muito a restaurantes.
Não que não goste, ou esteja enjoado. Adoro ir a restaurantes, provar novos pratos. Mas, chega uma hora que a vontade de alguma coisa com gosto caseiro é demais e tem de ser morta a qualquer custo.
Não sou radical, tipo o cara viaja para o exterior e no terceiro dia já está contando para todos da saudade de arroz com feijão. O problema é que esta vontade vem me acompanhando há tempos. Um estranho desejo de virado de feijão tomou conta de mim faz duas semanas.
Aproveitei um sábado sem restaurante agendado e finalmente coloquei em prática o “matar saudade de comida caseira”.
Tinha lido por cima uma receita da Bia Macineli, passada em partes pelo Twitter (depois gentilmente me repassada). Uma costela fácil e rápida. Perfeita para meu virado de feijão.
Uma saladinha verde, com um vinagrete comum (apenas me dei o luxo de incluir cogumelos frescos grelhados), um arroz básico e pronto. Uma bela refeição ao estilo caseiro.
Minha avó fazia um virado inesquecível, em fogão a lenha. Difícil bater comida de vó, mas comi de olhos fechados, lembrando a infância. A costela da Bia caiu como uma luva, derretendo na boca. E vamos combinar, comida caseira sem ovo frito com gema mole, não é comida caseira.
Passo as duas receitas para vocês. Simples e rápidas, mas para comer devagar, em casa, em companhia de pessoas queridas, lembrando momentos que gostariamos de reviver.
COSTELA DA BIA
2 kg de costela bovina
1 Kg de linguiça Toscana
2 cebolas em quartos
5 cenouras em fatias
Flor de sal (ou sal comum)
PREPARO
Em uma panela de pressão, coloque uma camada de costela, com os ossos para baixo. Coloque as linguiças e a cebola. Cubra com água mineral e leve ao fogo.
Quando abrir pressão, conte 45 minutos. Desligue e deixe a pressão acabar. Abra e coloque a cenoura. Feche e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire a cebola.
Leve em forno muito aquecido por 5 minutos.
Sirva polvilhado com flor de sal, ou sal comum.
VIRADO DE FEIJÃO
2 xícaras de feijão cozido de véspera, com um pouco de seu caldo
150 g de bacon em cubos pequenos
1 cebola pequena, picada finalmente
2 dentes de alho, picados finamente
Farinha de milho, tipo biju (o quanto for necessário)
Banha de porco (se necessário)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Em uma frigideira grande, frite o bacon, em sua própria gordura. Retire, deixe escorrer em papel toalha e reserve.
Coloque a cebola e o alho na frigideira (caso seja necessário, adicione banha de porco). Refogue até a cebola amolecer. Adicione o feijão e um pouco de seu caldo. Misture tudo muito bem, cozinhando em fogo baixo por 2 minutos.
Vá colocando a farinha de milho, mexendo sempre. Quando estiver quase seco, mas com um pouco de umidade, tempere com o sal e a pimenta. Misture o bacon reservado.
Se preferir, adicione cebolinha picada, mas é opcional.
Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário