segunda-feira, 1 de agosto de 2011

♥soℓαηgє

Fotos pão doce (brioche)

19 jan

 foto)

BISNAGUINHA DOCE

FERMENTAÇÃO

• 2 tabletes de fermento biológico (ou 2 colheres de sopa)
• ½ copo (requeijão) de água morna (não pode estar quente)
• ½ copo de farinha de trigo
= mexa e coloque em uma vasilha com tampa, para abafar e crescer
= quando dobrar de tamanho, fazer o pão

PÃO

• ½ copo de leite
• Fermento crescido
• 1 colher chá de sal
• 7 colheres de sopa de açúcar
• 1 ovo
• 2 colheres de sopa de margarina
• +/- 5 copos de farinha de trigo (pode ser mais ou menos, até chegar ao ponto de sovar a massa e não grudar mais nas mãos)
• Opcional gema para pincelar

= sovar bem a massa
= quando não estiver mais grudando nas mãos
= colocar em uma vasilha grande
= colocar um pano ou saco plástico por cima (tem que abafar, senão o pão não cresce)
= deixar crescer até dobrar ou triplicar de volume
= modelar os pães
= colocar gema por cima
= assar
= Assim que tirar do forno passar margarina por cima, para o pão não ressecar e ficar fofinho

30 jul (2 dias atrás)

Selminha

Folar folhado em rosas

Folar folhado em rosas

Ingredientes (para 1 folar como o da foto): 560g de farinha sem fermento, 25g de fermento fresco, sumo de 1 laranja, 75ml de leite amornado, 35g de banha derretida, 85g de manteiga derretida, 1/2 cálice de aguardente, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de erva-doce em pó, 1 colher de chá de canela, 1 ovo pequeno, 1 pitada de sal

Ingredientes para folhar: manteiga derretida, mel, açúcar amarelo, canela em pó


(T): Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, a canela, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Retire a farinha da periferia para o centro e amasse muito bem até obter uma massa macia. Coloque-a num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar o volume.

Retire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 10 porções do mesmo peso. Estique uma de cada vez com ajuda do rolo (deverá ficar bem fina) até obter retângulos (aproximadamente 8x24cm). Pincele com a manteiga derretida, polvilhe abundantemente com o açúcar amarelo e a canela em pó. Por fim regue com o mel (1 colher de sopa bem cheia) e enrole como se fosse uma torta. Proceda da mesma forma com as restantes porções de massa. Numa forma redonda (21cm) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha três rosas no centro e as restantes em volta. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer no segundo processo de levedação. Tape a forma com um pano e deixe levedar novamente até dobrar o volume.
Coloque umas nozes de manteiga sobre as rosas, polvilhe com um pouco de açúcar amarelo e canela e leve ao forno pré-aquecido a 190º durante aproximadamente 30-40 minutos. Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio.
Desenforme depois de frio.
30 jul (2 dias atrás)

Selminha

Nenhum comentário:

Postar um comentário