sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Fritada de Camarão

680 gramas de camarões grandes (cerca de 16)
colher de (sopa) de suco de limão
colher de (sopa) de alho picado
colher de (sopa) de manteiga
6 cebolinhas verdes em fatias finas
60 ml de vinho branco seco
8 ramos de salsão verde picados
Sal e pimenta do reino à vontade

Para Decorar:Rodelas de limão e salsinha fresca


Remova a casca dos camarões, gentilmente puxando as cascas e as pernas. Assegure-se de que a casca foi removida inteiramente. Jogue as cascas fora. Com uma faca adequada remova as veias ao longo da parte detrás do camarão; levante a veia escura com a ponta da faca. (Sugere-se que isto seja feito sob a torneira com água corrente.)
Deixe os camarões de lado. Para utilizar a melhor parte da manteiga, que é obtida através da clarificação, derreta a manteiga em fogo lento. Não mexa. Remova a espuma esbranquiçada que se forma em cima. Escorra a manteiga através de um pano de musselina, o suficiente para formar 1/3 do xícara. Jogue fora o resíduo esbranquiçado do fundo da panela.
Esquente a manteiga clarificada numa caçarola de ferro em fogo médio. Adicione o alho, e cozinhe mexendo de 1 a 2 minutos até que o alho esteja macio, mas não queimado. Adicione os camarões, a cebolinha, o vinho e o suco de limão; cozinhe mexendo levemente até que os camarões tomem-se rosados, firmes e opacos, cerca de 1 a 2 minutos de cada lado.
Não deixe que passem deste ponto. Antes de servir, adicione a salsinha verde e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em pratinhos individuais em formato de conchas ou pequenas tijelas para gratinados. Decore se desejar.

Rendimento: 8 porções como primeiro prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário