quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aproveite o inverno para deixar a sua sopa ainda mais nutritiva

sopa-d1
 Prato típico do inverno, a sopa é muito mais do que uma refeição quentinha que dá aquela sensação de conforto e bem-estar. Se preparada corretamente, ela fornece boa parte dos nutrientes que o seu corpo precisa. Confira a seguir algumas dicas sugeridas por duas nutricionistas e uma chef para aumentar o valor nutricional da sua sopa:
Temperos prontos
Eles podem até ser práticos, mas têm pouquíssimos nutrientes. Segundo explica a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, “tanto os caldos quanto os temperos prontos têm grande quantidade de sódio e gordura, podendo agravar doenças cardiovasculares”. Portanto, vale a pena gastar alguns minutinhos a mais no preparo e no cozimento para que a sopa fique realmente nutritiva.
Valor nutricional dos ingredientes
“É inevitável que alguns vegetais percam parte de seu valor nutricional ao serem adicionados à água fervente da sopa”, conta Amanda Epifanio Pereira, nutricionista do Citen. Por isso, é fundamental não desprezar o caldo, que concentra boa parte dos nutrientes.
Outra dica que a nutricionista sugere é evitar preparar sopas cremosas à base de leite com carne. Isso porque o cálcio presente no leite interage com o ferro da carne, formando um complexo que o corpo humano não consegue absorver
Sopas para bebês
Sopas são pratos típicos da dieta do bebê. Por isso, evite bater tudo no liquidificador, fazendo com que os ingredientes percam parte de seus nutrientes. A chef de cozinha e professora de gastronomia Cristine Maccarone sugere outro método: “O ideal é que a sopa seja passada pela peneira, pois ela continuará contendo pedaços sólidos e ainda estimulará a mastigação da criança”.
Modo de preparo
De acordo com a chef Cristine, bater alimentos no liquidificador faz com que eles percam parte de suas fibras. A porcentagem não é alarmante, mas, afinal, não custa nada evitar.
Por outro lado, não adianta sair picando tudo de qualquer jeito. A nutricionista Amanda alerta que quanto menor o tamanho dos alimentos, mais nutrientes eles perdem para o caldo. Assim, ela sugere que os legumes sejam cortados em pedaços maiores para poupar alguns nutrientes e as carnes em pedaços pequenos para melhorar a qualidade do caldo da sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário